FÉ VIVA

«Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia» Hb 11.8

Querida amiga, sem duvida que a fé implica acção e muitas das vezes acções menos óbvias ou lógicas para o entendimento humano. A fé do cristão deve ser uma fé viva, isto é, olhando para o que Tiago deixou escrito, a nossa fé tem que apresentar obras, movimento, atitudes, ou seja, não pode ser morta, infrutifera, vã.

E atentando para Abraão, ele é um dos grandes e fortes exemplos deste tipo de fé viva. Creio que é este tipo de fé que também todas nós desejamos ter. Mas de maneira alguma podemos ficar pelo desejo, mas avançar como ele avançou.

Assim, vamos descortinar um pouquinho que seja e apoiadas neste verso o que é agir em fé. Diz que Abraão «obedeceu», o que pressupõe alguns passos, tais como: ele recebeu a palavra de Deus, a chamada de Deus, a ordem de Deus, o plano de Deus no seu coração,
sujeitou-se à sua vontade,
e decidiu agir em conformidade com a voz de Deus.

«Indo» É evidente que se trata da acção ou seja, estamos perante as "pernas" da fé.

«Um lugar que havia de receber por herança», é certo que Abraão não viu essa terra inicialmente, nem sabia qual era, nem como iria chegar lá e o que iria ter que passar e enfrentar para alcançá-la. Mas aqui o importante, é que ele não viu mas acreditou. A terra já era sua (pela fé), porque Deus lho tinha prometido.

«Saiu, sem saber para onde ía», e de novo o escritor da carta aos hebreus reforça a primeira ideia do verso em causa. Isto é fé viva, sem duvida. Teriamos nós a mesma atitude de ir para um lugar que não conheciamos?! E mais, para a Abraão era das primeiras vezes que ele ouvira a voz de Deus e o conhecera. Para muitos isto não tem lógica nem faz qualquer sentido, mas querida amiga, devemos estar preparados para obedecermos mesmo quando até nos parece loucura.

A fé para além de implicar acções, também muitas das vezes implica sacrificios, mudanças na nossa vida ou estilo de vida.

Outra coisa que eu gostaria de mencionar é que o Senhor, naquele momento apenas lhe revelou o "fim do sonho", ou seja o alvo. E o mesmo Senhor que tem sonhos e planos para nós, muitas das vezes faz isso connosco, não é?! Mas porquê? Talvez cada uma de nós poderia mencionar muitas razões, mas olhando para o meu caso revelarei algumas:

  • Creio que muitas das vezes não estariamos preparadas para aguentar saber tudo de uma só vez, isto é, saber todo o processo até alcançarmos o alvo.

  • Serve também para confiarmos no Senhor e estarmos sempre atentas às suas diretrizes.

  • Serve para ficarmos humildes e percebermos que o Senhor é o doador dos sonhos, é o que comanda esta caminhada, este plano. Afinal foi Ele que prometeu.

  • Se soubessemos tudo de uma só vez, poderiamos correr o risco de desistirmos, de nem sequer dar um primeiro passo, ou então, premeditariamos como reagir a determinadas coisas durante o processo, quando muitas vezes Deus usa esse mesmo processo para nos moldar à sua imagem e assim enfrentarmos, lutarmos, alcançarmos o sonho segundo o seu coração e sua perfeita vontade, que sem duvida é sempre melhor para nós.
Haveria mais coisas para pensar, mas deixo estas que para mim são muito relevantes.

Querida amiga e irmã em Cristo, não temas, mas se o Senhor falou então avança em fé, porque Ele é fiel para cumprir o que te prometeu. Como Abraão, como David, como José, como Pedro, conheçamos a voz firme e da verdade que é a do nosso Deus.

Bençãos para este novo ano e grandes vitórias.

Isabel Pereira

Sem comentários:

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites