SER CRISTÃ É MAIS QUE PALAVRAS

«E havia em Jope uma discipula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas (gazela). Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia» At 9.36.

Querida amiga, esta semana eu gostava de meditar um pouquinho na vida desta mulher cristã. Antes de tudo, Dorcas era cristã, não pelas obras e esmolas que fazia, ou sequer por alguma religião que professava, mas porque ela antes de tudo entregara a sua vida a Jesus Cristo e O seguia. Dorcas era uma discipula de Jesus Cristo e não de outra coisa qualquer. Dorcas foi uma mulher que sofreu uma transformação no seu interior, foi alguém que foi marcada profundamente pelo amor de Jesus o que a tornou na mulher que era. Sim, uma mulher com um passado sem Deus e agora com um presente cheio do perdão e do amor de Deus. Na verdade, eu gosto desta expressão «E havia em Jope uma discipula». E o que dizem de nós? A quem na verdade estamos a seguir?

Dorcas era cheia de boas obras e esmolas, não porque queria comprar um lugar no céu, ou porque tinha medo de Deus, ou porque a sua religião simplesmente dizia que isso era muito bom, mas a Bíblia é bastante esclarecedora, era por ela ser uma discipula de Cristo, ou seja, uma imitadora de Jesus «Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados» Ef. 5.1, ou ainda, porque ela era amiga d'Ele «Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando» Jo 15.4, ou simplesmente, porque ela tinha nascido de novo (no seu interior), logo, do seu estado de pecadora passou a filha de Deus e NATURALMENTE o que ela fazia, pensava e falava era bom e agradável, de edificação e de vida para os outros.

A Bíblia ainda nos ensina «porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas» Ef 2.10, e Dorcas, sem duvida, foi uma mulher cristã que não se deixou ficar pelas muitas palavras ou teologias, mas onde vivia decidiu mostrar o amor de Jesus Cristo através da sua vida. Se continuarmos a ler o texto acerca desta mulher, percebemos que Dorcas não se acomodou, mas o amor que tinha pelo seu Mestre a impeliu a estar atenta às necessidades dos seus vizinhos e dentro daquilo que podia e possuia, os socorria. E de tal maneira foi a sua vida, que quando ela morreu e Pedro foi chamado para vir fazer alguma coisa, este é rodeado por viúvas (mulheres que naqueles tempos passavam grandes necessidades pela situação em que estavam) e lhe mostraram provas da bondade e amor que Dorcas nutria. E os que nos rodeiam o que de nós têm para mostrar? Conheces a necessidade do teu próximo? O que fizeste para ajudar? Lembra-te que as Escrituras não falam que Dorcas era rica, mas que socorria aos que precisavam PORQUE ERA DISCIPULA DE JESUS.

Fico ainda a pensar que a morte de Dorcas deixou um vazio na sua vizinhança, um vazio de alguém que era cheia da real presença de Deus, bem como me alegro pensar que Deus olhando para os corações daqueles vizinhos restituiu-lhes o «instrumento» do seu amor. Sim, eu creio que a ressurreição de Dorcas, ou seja, a devolução de Dorcas por parte do Pai do Céu aos seus vizinhos, veio reconfirmar o grande amor por eles e creio que por isso, muitos tornaram-se discipulos de Jesus Cristo.

Querida amiga, se és uma mulher cristã, porque já deste a tua vida a Jesus e O segues, então não fiques apenas pelas palavras, mas vive e mostra o amor do teu Mestre para que por ti muitos venham a crer e a receber o que outrora tu também recebeste.
Sejamos amigas de Jesus. Sejamos instrumentos do seu imenso amor. As pessoas estão cheias de palavras, elas querem ver Jesus, então mostra-lhes!!

Isabel Pereira


Sem comentários:

Filme Jesus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites